Caxias empata com Floresta no Centenário e adia sonho do acesso para a Série B

A despedida do CAXIAS na temporada 2025 foi melancólica para o torcedor grená. A equipe da Serra Gaúcha empatou em 1 a 1 com o Floresta, na tarde deste sábado, 11 de outubro, no Estádio Centenário, e encerrou o quadrangular decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro sem nenhuma vitória, garantindo a permanência na Terceira Divisão em 2026 e adiando, mais uma vez, o sonho do acesso.
O Grená fechou a segunda fase com quatro pontos, na lanterna do Grupo B, que teve Londrina e São Bernardo garantindo o acesso à Série B após também empatarem em 1 a 1 na última rodada. O resultado no Centenário, no entanto, foi duro para o Caxias, que chegou a estar na frente do placar.
Com mudanças em todos os setores na escalação, o Caxias entrou em campo pressionando o Floresta, buscando o resultado que o manteria vivo. Aos 13 minutos, em jogada bem trabalhada pela esquerda, Jhonatan Ribeiro aproveitou a bola rebatida na área e finalizou cruzado, abrindo o placar para o Caxias: 1 a 0. O gol deu confiança ao time, que seguiu superior, mas não conseguiu ampliar, com destaque para Mossoró e Giovane Gomez que tiveram chances. O primeiro tempo terminou com a vantagem mínima para os donos da casa.
Na segunda etapa, a notícia do empate do Londrina contra o São Bernardo no jogo paralelo reacendeu a esperança da torcida. No entanto, o Caxias não conseguiu manter o ritmo, sofreu a lesão de Giovane Gomez e a tensão aumentou. O Floresta passou a crescer na partida e, aos 33 minutos, após cruzamento na área, a defesa grená falhou e o atacante Ruan, ex-jogador do Caxias, empurrou para as redes, empatando o jogo: 1 a 1. O gol decretou o silêncio no Centenário. Abatido, o Caxias ainda viu o Floresta ter chances de virar. Já nos acréscimos, Gustavo Nescau acertou a trave, na última oportunidade de gol grená no ano. A partida terminou sob vaias da frustrada torcida do Caxias.
Próximos Confrontos
Com o fim da Série C, o Caxias se despede da temporada 2025 e só retorna aos gramados em 2026 para o Campeonato Gaúcho. O Floresta também encerra sua participação em competições nacionais em 2025.
Ficha Técnica
Jogo: Caxias 1x1 Floresta
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul (RS)
Data: 11 de Outubro de 2025
Placar Final: Caxias 1 x 1 Floresta
Gols: Jhonatan Ribeiro (C), aos 13min do 1º tempo. Ruan (F), aos 33min do 2º tempo.
Amarelos: Tauã (C); Matheus Ludke, Rodriguinho (F).
Escalações
CAXIAS: Thiago Coelho; Ronei (Douglas Skilo, 31/2º), Gustavo Henrique, Alan e Kelvyn; Tauã, Mossoró (Marcelo Nunes, 18/2º) e Yann Rolim; Calyson (Vini Guedes, 31/2º), Jonathan Ribeiro (Igor Torres, 18/2º) e Giovane Gomez (Gustavo Nescau, 4/2º). Técnico: Júnior Rocha.
FLORESTA: Dheimison; Matheus Ludke, Júlio Vaz (Vitão, 28/2º), Ícaro, Thomas; Diego Matos (Rafael Furlan, 22/2º), Guilherme Nunes (Thiaguinho, 22/2º), Rodriguinho e Pablo (Martinelli, int.); Romarinho (Ruan, int.) e Jeam. Técnico: Leston Júnior.
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
VAR: Wagner Reway (SC)