Caxias perde para o São Bernardo e vê acesso à Série B ficar a um fio

Em uma noite para esquecer no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, o Caxias foi superado pelo São Bernardo por 1 a 0 neste domingo (5), pela penúltima rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro. O gol de Dudu Miraíma no primeiro tempo, somado a uma atuação pouco inspirada, deixa a equipe grená em uma situação extremamente delicada na briga por uma vaga na Série B de 2026.
Com o revés, o Caxias permanece com apenas três pontos no Grupo B e agora não depende mais de si para conquistar o acesso. O Londrina, com nove pontos após vencer o Floresta, está muito próximo da promoção, enquanto São Bernardo e Floresta chegam aos seis pontos, disputando a outra vaga.
Primeiro Tempo de Domínio Paulisa e Muralha Grená
O time do técnico Júnior Rocha entrou em campo com algumas novidades, como Douglas na zaga e Yann Rolim no meio-campo, mas viu o São Bernardo ser muito mais agressivo desde o apito inicial. A pressão paulista foi intensa, e o grande nome do Caxias na etapa inicial foi o goleiro Thiago Coelho.
Logo aos 5 minutos, Thiago Coelho evitou o primeiro ao defender com os pés um chute cara a cara de Felipe Azevedo, que se aproveitou de um escorregão de Douglas. O time da casa seguiu empilhando chances. Aos 9, Felipe Garcia girou na área e a bola explodiu na trave grená. Pouco depois, aos 19, Echaporã cabeceou para o chão, mas parou novamente em uma grande defesa de Thiago Coelho. O goleiro ainda precisou se esticar aos 21 minutos em uma cobrança de falta de Dudu Miraíma que desviou na barreira.
A insistência do São Bernardo deu resultado aos 37 minutos. Em um erro de passe no meio-campo, Vini Guedes tocou curto e armou o contra-ataque adversário. Dudu Miraíma finalizou de fora da área, a bola desviou em Douglas, enganou Thiago Coelho e foi parar no ângulo, abrindo o placar: 1 a 0. O gol deu ainda mais moral aos donos da casa, que por pouco não ampliaram antes do intervalo. O 1 a 0 acabou sendo "barato" para o Caxias diante do domínio do adversário.
Alterações e Reação Tardia
Júnior Rocha promoveu três mudanças no intervalo, buscando dar nova vida ao ataque: Kelvyn, Mantuan e Giovane Gomez entraram nas vagas de Marcelo Nunes, Vini Guedes e Welder. A estratégia quase surtiu efeito logo aos dois minutos, quando Giovane Gomez escorou para Douglas, que cabeceou forte, parando em uma grande defesa com os pés do goleiro Júnior Oliveira.
Apesar da postura mais ofensiva, o Caxias continuava com dificuldades na criação. O São Bernardo, por sua vez, perdeu um gol incrível aos 7 minutos com Felipe Garcia. A melhor chance grená veio aos 33 minutos: em cobrança de falta, Giovane Gomez cabeceou no canto, mas Júnior Oliveira voou para fazer uma defesa espetacular, garantindo a vantagem do São Bernardo.
Final Tenso e Duas Expulsões
Para piorar a situação do Caxias, o zagueiro Douglas foi expulso aos 39 minutos. Já nos acréscimos, Thiago Ennes também recebeu o cartão vermelho por impedir uma chance clara de gol do São Bernardo. Nos últimos lances, Thiago Coelho ainda fez mais uma defesa crucial, evitando um placar mais elástico.
Situação e Próximos Confrontos
Com apenas três pontos, o Caxias precisa de uma combinação de resultados na última rodada para subir à Série B. O time grená terá que vencer o Floresta (que tem 6 pontos) no próximo sábado (11), às 17h, no Estádio Centenário, e torcer para que o São Bernardo não pontue contra o Londrina, no Estádio Vitorino Dias, no mesmo dia e horário. Neste cenário, a vaga será definida pelo saldo de gols.
FICHA TÉCNICA
Jogo: São Bernardo 1 x 0 Caxias
Competição: Série C do Brasileiro - Quadrangular - 5ª rodada
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Data e Hora: 05/10/2025 (Domingo) - 19h
Gol: Dudu Miraíma (S), aos 37min do primeiro tempo.
SÃO BERNARDO:
Júnior Oliveira; Hugo Sanches, Hélder, Augusto e Pará; Foguinho, Dudu Miraíma (Bruno Silva, 30/2º) e João Paulo; Echaporã (Pedro Felipe, 16/2º), Felipe Garcia (Rodolfo, 35/2º) e Felipe Azevedo (Victor Andrade, 16/2º).
Técnico: Ricardo Catalá
CAXIAS:
Thiago Coelho; Thiago Ennes, Douglas, Alan e Marcelo Nunes (Kelvyn, int.); Vini Guedes (Mantuan, int.), Mossoró e Yann Rolim (Gustavo Nescau, 27/2º); Jonathan Ribeiro, Calyson (Douglas Skilo, 47/2º) e Welder (Giovane Gomez, int.).
Técnico: Júnior Rocha.
Arbitragem:
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)